Trabalhando com competências e metodologias ativas no Ensino Superior foi o tema da formação continuada dos docentes do UNIVAR
Por: Michele Faifer
Aconteceu no dia 18/03, a formação continuada dos professores do Centro Universitário do Vale do Araguaia. Dirigida pela pró-reitora acadêmica Gersileide Paulino de Aguiar Vilela, o tema ministrado foi “Trabalhando com competências e metodologias ativas no Ensino Superior”.
O objetivo da formação continuada foi implementar novas metodologias ativas de aprendizagem, conteúdos didáticos e interativos. Além da realização de atividades didáticas pedagógicas inovadoras e significativas.
Segundo Gersileide Paulino, as metodologias ativas são novas formas de ensino pragmático que colocam o acadêmico como o principal protagonista no processo de aprendizagem, isto é, as aulas deixam de ser expositivas, e os alunos passam a ter um papel mais ativo no conteúdo debatido em sala de aula.
“A metodologia ativa é uma aprendizagem baseada em um problema permite um aprendizado mais eficaz. Pois, garante que o conhecimento necessário para o desenvolvimento de competências seja mediado pelo professor junto aos acadêmicos de forma assertiva, proporcionando uma experiência mais participativa com os conteúdos aplicados no ambiente acadêmico”, explicou a pró-reitora acadêmica.
O UNIVAR constantemente realiza capacitações ao seu corpo docente e administrativo. Antecedendo o semestre letivo de 2023 ocorreu a Semana Pedagógica e o novo projeto de formação continuada docente já está no seu segundo encontro.
De acordo com Gersileide Paulino é impossível falar em qualidade de ensino, sem mencionar em formação do professor, já que são questões completamente ligadas. “Nóvoa diz que, o aprender contínuo é essencial se concentrar em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente. Para esse estudioso português, a formação continuada se dá de maneira coletiva e depende de experiência e da reflexão como instrumento contínuos de análise. Ainda para Nóvoa, a troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel do formador e de formando”, comentou Gersileide.
A pró-reitora acadêmica, Gersileide Paulino finalizou: “a formação teórica e prática do professor, bem como sua vivência e, experiência na sociedade e na escola poderão contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações sociais é que irão gerar transformações no ensino. Sendo assim, a relação existente entre a formação e a prática do professor é importantíssima”.
No início e final de cada formação continuada é realizada uma atividade de acolhimento e interação com professores, desta vez os professores Arthur Arantes Bilego, Pablo Henrique Delmondes e Bernardo Leandro Carvalho Costa, alegraram os presentes com um show exclusivo.
Comentários (0)
Comentários do Facebook