Filhotes de onça-parda são encontrados às margens de estrada no interior de MT

Toggle navigation

ACESSE A VERSÃO CLÁSSICA


CIDADESTerça-feira, 15 de fevereiro de 2022, 15:02 - A | A

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2022, 15h:02 - A | A

VEJA VÍDEO

Filhotes de onça-parda são encontrados às margens de estr

Dois filhotes de onça-parda foram encontrados brincando às margens de uma estrada na zona rural de Cláudia (608 km de Cuiabá), e chamou a atenção do engenheiro agrônomo Paulo Douglas Corrêa que fazia visita a uma fazenda da região. De dentro do carro, o agrônomo filmou os animais correndo na estrada, na segunda-feira, 07 de fevereiro e em suas redes sociais.

Conforme as imagens gravadas, os filhotes aparentam estar sozinhos, no entanto, profissionais explicam que provavelmente a mãe estaria por perto caçando.   O filhote de onça-parda tem pintinhas e de acordo com o biólogo, ajuda a esconder e a camuflar neste período que são pequenos, porém, ao passar do tempo a pelagem se transforma e fica parda.

Douglas, responsável pelo flagrante estava na fazenda do sogro e quando começou a chover, durante uma colheita, ele precisou se deslocar para outra área. O engenheiro, no caminho de volta, os dois filhotes cruzaram a estrada.  

Paulo afirmou que conseguiu observar os animais por um tempo e que até pensou em descer do veículo para tentar chegar mais perto, mas ficou com medo da mãe deles pudessem estar por perto, algo que era muito provável, por isso não desceu da caminhonete. “Fiquei feliz só de poder observar e registrar para compartilhar com outras pessoas”, disse.

De acordo com o biólogo Henrique, a opção escolhida pelo engenheiro de não se aproximar dos filhotes foi a correta. “Ele poderia ser atacado caso se aproximasse. As pessoas têm mania de fazer muito isso com filhotes de pássaros para pegar, mas os pais não abandonam os filhotes. Quando pega um filhote dessa forma, mesmo que leve para uma instituição para cuidar, raramente conseguimos salvar”, orientou.

Onça-parda As onças-pardas são animais solitários, que só andam em pares na época do acasalamento, descreve o biólogo. Quando têm filhotes, as mães criam os mais novos até que eles possam ganhar autonomia e seguir seu caminho na mata.

A espécie é considerada ameaçada por diferentes países e sua presença se estende por biomas de praticamente todo o continente americano, do Canadá à Patagônia da Argentina. 

Esse animal é o segundo maior felino do Brasil. Ágil, esse animal é capaz de realizar grandes saltos tanto em distância quanto em altura, além de conseguir escalar árvores com facilidade, seja para alcançar uma presa ou fugir de ameaças. O biólogo explicou que a onça-parda é um animal bem distribuído e com maior distribuição nas Américas. (Com G1)