Saúde: Qualifica-APS dá excelente resultado na Gestão Ricardo Galvão

SECOM - ARAGARÇAS - GO

O Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) tem como objetivo promover a cooperação entre o Estado e os municípios, por meio do recrutamento, formação, remuneração e supervisão de profissionais para atuação na Atenção Primária. 

Em Aragarças, o trabalho está sendo realizado no ESF(Estratégia Saúde da Família) 305, no Setor Aeroporto, com nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta, além de médicos, técnicos e enfermeiros. 

Segundo o secretário de Saúde de Aragarças, Pastor Silvio Dias, desde quando assumiu a pasta, foi determinação do prefeito Delegado Ricardo Galvão que: "todos os programas do estado de Goiás fossem implantados na saúde de Aragarças".

Os grandes diferenciais do programa são a utilização de metodologias inovadoras de prestação de serviço a comunidade. 

A coordenadora da Atenção Básica, Mayara Neves, informou que a base para alimentação do sistema é o ESF 305, porém o atendimento se estende a todos os outros seis postos de saúde de Aragarças. "De acordo com a demanda dos outros ESF's, as profissionais  fazem os atendimentos, através de agendamento". 

A psicóloga, Paulla Correia, faz atendimentos de segunda a sexta e informou que: "a maioria das consultas são relacionadas a pessoas com ansiedade, patologia que se tornou comum com a pandemia do Corona Vírus". 
A nutricionista, Eyd Evelyn, tem atendido, crianças, adultos e idosos e entre os principais tratamentos estão: "diabetes e hipertensão e acompanhamento de gestantes, que passou a ser obrigatório".

A fisioterapeuta, Eloana Paula, realiza atendimentos domiciliares em idosos e acamados. "De segunda a sexta, a partir das 7h30 já estamos fazendo as visitações e a cada dia estamos vendo os resultados". 

Os atendimentos são agendados nos sete ESF's da cidade de Aragarças e isso tem refletido no Caps (Centro de Atendimento Psicossocial), Academia da Saúde e Hospital Municipal Getulio Vargas. "Através do Qualifica A.P.S., todos os locais de atendimento tem sentido o resultado e a população está satisfeita", finalizou o Secretário de Saúde, Pastor Silvio Dias.