Primeira fase do Projeto Circula Portal do Araguaia movimentou o município de Araguaiana
Fonte / Rádio News
O município de Araguaiana foi o primeiro a receber o projeto cultural Circula Portal do Araguaia, que vai desenvolver ações também em Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu.
Essas cidades integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Portal do Araguaia, que é a entidade autora e executora do projeto, em parceria do Mutirum Instituto da Cultura.
A primeira fase do projeto cultural Circula Portal do Araguaia aconteceu em Araguaiana, na última semana.
De acordo com o secretário municipal de Cultura e Esporte de Araguaiana, Wcleverson Batista, é um projeto de grande escala que vai fomentar de uma forma direta a produção cultural, a economia local, além de fomentar a cultura dentro do município.
Já a vereadora Leidmar Ana de Oliveira, do PP, afirmou que o projeto Circula Portal do Araguaia é de grande importância para Araguaiana, com ações que valorizam a cultura, além de gerar empregos e renda para os moradores.
O projeto cultural Circula Portal do Araguaia vai desenvolver ações articuladas de pesquisa, mapeamento, organização, formação, circulação e difusão da cultura nos municípios.
Outra meta é promover a integração municipal e a padronização dos procedimentos legislativos e jurídicos, estimulando a cadeia produtiva da cultura, buscando o desenvolvimento sócio econômico de artistas, produtores culturais e comunidade.
O objetivo do projeto é contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de cultura em nível regional, estadual e nacional.
A iniciativa prevê ainda a capacitação de pessoas para a elaboração de projetos com identidade local e alcance global visando à captação de recursos financeiros e materiais, contribuindo para melhorar os índices de desenvolvimento humano da região do Portal do Araguaia.
Wcleverson aproveitou para destacar os investimentos feitos pelo Governo do Estado na área cultural, além de ressaltar a atuação do ex-secretário estadual de Cultura, Alberto Machado, o Beto Dois a Um, sempre comprometido em garantir recursos para fomentar os projetos culturais nos municípios, especialmente em Araguaiana.
Comentários (0)
Comentários do Facebook