Querência concede por 20 anos área para instalação de uma agroindústria de pequi e polpas de frutas

Querência concede por 20 anos área para instalação de uma agroindústria de pequi e polpas de frutas

Durante a sessão extraordinária na manhã desta segunda-feira (23), os vereadores de Querência aprovaram a concessão em comodato de um Imóvel Público de 800m² à Cooperquer – Cooperativa Agropecuária de Querência.

A decisão foi feita mediante projeto da instalação de uma agroindústria de beneficiamento de pequi e polpas de frutas.

O recurso para a realização do projeto, será enviado pelo Fundo Amazônia.

Veja trecho do documento onde explica o intuito da agroindústria:

“A destinação de um local exclusivo para as instalações da Agroindústria faz-se necessário visando romper as fronteiras entre o campo e as fábricas, estreitando assim, as relações comerciais, gerando emprego e renda para esta Municipalidade. Ademais, ressalta-se que um dos grandes desafios, nos últimos anos, de acordo com o Ministério da Agricultura, têm sido inserir os agricultores familiares no modelo agroindustrial. Isso tem sido possível por meio de instituições de fomento, cooperativas agroindustriais e políticas públicas educacionais. Com isso, os pequenos produtores também conquistam poder no mercado e podem ficar com uma porcentagem maior dos lucros de sua produção. Neste interim, o impacto da agroindústria também atinge os consumidores finais, ou seja, o beneficiamento dos produtos rurais permite a esses alimentos uma disponibilidade maior de tempo, com prazo de validade mais prolongado nas gôndolas dos mercados e mais praticidade de consumo, além de torná-los mais nutritivos dentre outras vantagens.”

O comodato da área tem validade de 20 anos e a cooperativa terá o prazo de até 02 anos para construir e entregar a obra, além de cumprir com a inclusão de ter no mínimo 03 funcionários locais durante seu funcionamento.