Parcerias com instituições como a UFMT auxiliam a levar serviços de qualidade à população pontalense

Trabalhos prestados se multiplicam e município desenvolve uma rede de cooperação para melhoria social

Parcerias com instituições como a UFMT auxiliam a levar serviços de qualidade à população pontalense
Parcerias com instituições como a UFMT auxiliam a levar serviços de qualidade à população pontalense

Como uma engrenagem, a Prefeitura de Pontal do Araguaia, visa trabalhar em conjunto com toda a sociedade, harmonizando de forma com que a população seja sempre privilegiada.

Parcerias com entidades, instituições e outros funcionam tão bem que as sociedades chegam a todo tempo, muitas estão a acontecer e outras estão próximas ao funcionamento efetivo. Assim é com o grupo “Voz da Experiência”, o coletivo formado por pessoas da terceira idade recebem aulas de ginástica, zumba, pintura em tecido e outras atividades fornecidas pelo governo municipal, através do CRAS. Para as realizações de tantas ações, a gestão conta com grandes parceiros como a Universidade Federal de Mato Grosso, o Centro Universitário do Vale do Araguaia, a Igreja Católica por intermédio da Diocese de Barra do Garças e vários outros.

A coordenação da Agricultura Familiar, também tem contado com a cooperação na realização de projetos em andamento. A Cadeia Pública de Barra do Garças, através do projeto de reinserção de reeducandos, possibilitou mão de obra para a implantação e manutenção da horta comunitária. Produção que será encaminhada para a merenda escolar do município.

Para o prefeito Adelcino Lôpo, o trabalho em conjunto fortalece a sociedade e leva ao grande intuito de seu governo, que é gerar benefícios à população em geral, sem conflitos, uma comunidade para todos.

As pesquisas desenvolvidas por cientistas da região que desempenham atividades nas instituições educacionais, são de longe o maior número de parceiros. Como prova disso, a cidade compete junto a UFMT, a implementação de um projeto denominado Farmácia Viva, que permitirá a produção de plantas medicinais para uso farmacológico e distribuição para os moradores.

  A coordenadora do CRAS, Darcilene Guerra Libório, destacou sobre a importância do trabalho em equipe, interdisciplinar e parcerias.

“Os trabalhos são fortalecidos com as parcerias e, quem ganha é a comunidade local. Em Pontal do Araguaia, ultimamente, as parcerias têm surgido em grande quantidade, o que nos permite entregar à população serviços de qualidade”, acrescentou a coordenadora.

Outro projeto que ainda está se encaminhando para fins burocráticos e criação, é o de inserção da apicultura nos assentamentos localizados na zona rural. E, os projetos e parcerias não param por aí, até o final de 2022 outras alianças serão empregadas para atendimento dos cidadãos.