Forte chuva em Diamantino derruba ponte e deixa várias casas alagadas

A enxurrada invadiu casas, danificou eletrodomésticos, móveis e alguns moradores precisaram deixar suas residências

Uma forte chuva caiu sobre Diamantino (cerca de 208 Km de Cuiabá) na madrugada desta quinta-feira (17) e deixou vários pontos e casas alagadas, além de desmoronamento de parte de uma ponte com a enxurrada.

A enxurrada invadiu casas, danificou eletrodomésticos, móveis e alguns moradores precisaram deixar suas residências. Outro vídeo mostra o estrago dentro das casas, e em certo ponto moradores ficaram com a agua até o pescoço.

 

O Governo de Diamantino publicou o decretou o estado de calamidade pública no município em atendimento às famílias atingidas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nas primeiras horas desta quinta-feira (17.02). O índice pluviométrico marcou 283 mm³, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET.

De acordo com o site do INMET, o volume de água das chuvas que caíram sobre Diamantino, chegou a 283 mm³, o que fez com que a água excedesse o limite do Rio Diamantino, Ribeirão do Ouro e de afluentes do Rio Paraguai, atingindo principalmente a região dos bairros da Ponte e Progresso, onde foram identificados estragos em residências de famílias que perderam móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos e documentos.

Em socorro às vítimas, a Secretaria de Infraestrutura desde que tomou ciência do ocorrido, às 03h45 min desta madrugada, atua para a mitigação dos efeitos nas residências, utilizando o efetivo do município em patrulhas mecanizadas para a limpeza e remoção de entulho.

A enxurrada também causou prejuízo de ordem pública, destruindo a cabeceira de uma ponte sobre o Ribeirão do Ouro na Rua Rui Barbosa, entre os bairros Jardim Eldorado e Conceição. O local permanece interditado.

Outra ponte, desta vez na junção entre o Ribeirão do Ouro e o Rio Diamantino, localizada na Avenida Municipal Dr. Marzavão de Siqueira no Centro, sofreu avarias em sua passarela, tendo a estrutura metálica sido retorcida e o poste de iluminação derrubado. Outras pontes nas zonas rurais também sofreram avarias.

O Decreto que institui o estado de calamidade pública no município de Diamantino, foi publicado em Diário Oficial da AMM e será apreciado pelos Poderes Legislativos municipal e estadual de modo a liberar a utilização de recursos extraordinários como abertura de créditos especiais, utilização de superávit de arrecadação não previstos no orçamento, bem como a captação de recursos dos Governos do Estado e do Governo Federal, em atendimento às vítimas e reconstrução da infraestrutura.

De acordo com o documento, fica autorizada toda a mobilização dos órgãos municipais para atuarem sob as orientações da Secretaria de Infraestrutura nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução, autorizando a convocação de voluntários para auxiliar nas campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de auxiliar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

A Secretaria de Assistência Social, lançou uma campanha de arrecadação de donativos em apoio às famílias afetadas que receberá alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene, fraldas, medicamentos, vestuário adulto e infantil, colchões e colchonetes, camas, roupas de cama e banho, bem como eletrodomésticos, móveis e geladeiras, fornos de micro-ondas, televisores entre outros.

O ponto de coleta dos donativos é o Centro de Eventos Municipal Juarez de Abreu, localizado na Travessa Antônia E. Paes da Costa, no Centro de Diamantino, tendo como canais de comunicação os telefones (065) 3336-2843 e (065) 99986-9695, Gilson da Silva.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT