ALMT discute concessão e atual situação da BR-163 em MT; Dnit não comparece

Um dos problemas apontados é com relação aos buracos e as obras de duplicação da pista.

ALMT discute concessão e atual situação da BR-163 em MT; Dnit não comparece

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou uma reunião, na noite desta segunda-feira (14), para debater a situação da BR-163, onde motoristas que trafegam pelo local reclamam das más condições da rodovia, principalmente porque ela é considerada como principal corredor logístico para o escoamento da produção de grãos em Mato Grosso. 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou uma reunião, na noite desta segunda-feira (14), para debater a situação da BR-163, onde motoristas que trafegam pelo local reclamam das más condições da rodovia, principalmente porque ela é considerada como principal corredor logístico para o escoamento da produção de grãos em Mato Grosso. 

Um dos problemas apontados é com relação aos buracos e as obras de duplicação da pista. Parte delas é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que foi convidado para participar da reunião, mas não compareceu nenhum representante.  Durante a reunião ficou resolvido que os representantes políticos de Mato Grosso vão buscar um encontro com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e o Dnit para debater saídas e tentar resolver esta realidade que o estado vem vivenciando.

O parlamentar Eduardo Botelho (União Brasil) afirmou que a rodovia é importante para o estado e uma solução precisa ser encontrada. De acordo com ele, o debate é para encontrar uma solução paliativa, já que a resolução dos problemas vai demorar mais tempo.Estava presente na reunião na ALMT o senador Wellington Fagundes (PL), onde destacou que uma solução seria a nomeação de um interventor para administrar a BR-163 neste período de entrega da concessão por parte da Rota do Oeste. 

Com isso, segundo o senador, todo o valor pago pelo pedágio seria usado na melhoria da pista. "Precisamos que todo o recurso arrecadado seja usado na melhoria da rodovia e o que já foi arrecadado devolvido ao contribuinte", destacou WF.O senador Jayme Campos (União Brasil), afirmou que já está disponível para execução de obras, na parte urbana da rodovia o valor de R$ 10 milhões, valor liberado de suas emendas. 

Concessionária Rota do Oeste

A empresa protocolou em 9 de dezembro um pedido para devolução amigável da BR-163, em Mato Grosso, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com a Rota do Oeste, a decisão foi a alternativa encontrada pela empresa para garantir a prestação de serviços nos 850,9 km de extensão sem prejuízo aos usuários, até que o governo federal realize uma nova licitação da concessão.