A Prefeitura de Aragarças-GO, inaugurou nesta quarta-feira, 31/08, a Casa Lar
A Prefeitura de Aragarças-GO, (cidade a 375 km da capital do estado de Goiás - GO) inaugurou nesta quarta-feira, 31/08, a Casa Lar, O espaço oferece acolhimento e proteção integral a crianças em situação de risco pessoal, social e de abandono de Aragarças, Baliza e Bom Jardim de Goiás.
O acolhimento e proteção integral é ofertado para crianças e adolescentes, com idade entre 0 e 17 anos, preferencialmente grupos de irmãos, e com possibilidade remota de retorno ao convívio familiar. A iniciativa faz parte do plano estratégico de políticas públicas do governo municipal das três cidades.
Os prefeitos de Aragarças, Delegado Ricardo Galvão, de Baliza, Fernanda Nolasco e Bom Jardim de Goiás, Odair do Odélio, se uniram em prol dessa causa que teve como grande idealizadora a promotora Ana Karla Dias. A secretária de Ação Social de Aragarças, Raqueline Galvão, se emocionou ao dizer que: “quando eu vi o choro de quatro irmãos que perderam a mãe e seriam separados, isso me cortou o coração, conversei com o prefeito Ricardo Galvão, então fomos em busca das instituições e abraçamos essa causa que era sonhada a mais de quinze anos e hoje temos a conclusão dele”.
O serviço é mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social dos três municípios por meio de parceria com a Associação Florescer, que tem como presidente a operadora do direito Dra. Simirami Bueno. O serviço conta com uma equipe de profissionais composta por educadores/cuidadores, além de técnicos em assistência social e psicólogos, aliados com a equipe do Conselho Tutelar das três cidades.
Quartos, sala de estar e jantar, cozinha, banheiros, berçário, dormitórios adaptados e área externa compõem a estrutura do serviço que funciona como uma residência familiar. Os acolhidos possuirão uma rotina com atividades escolares, participarão de cursos para inserção no mercado de trabalho, entre outras atividades vinculadas à comunidade local, inclusive das decisões sobre a rotina da casa na busca por autonomia e consciência social.
“O principal objetivo do serviço Casa Lar é acolher e garantir proteção integral à criança e ao adolescente em situação de risco em unidades residenciais, priorizando o acolhimento de grupos de irmãos, o que proporciona uma aproximação à estrutura familiar e a manutenção do vínculo afetivo”, explicou a promotora Ana Karla.
Os casos são oriundos, prioritariamente, dos Conselhos Tutelares das três cidades. “O processo de transferência é analisado pelas equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de cada cidade, que irão definir se os casos apresentados têm o perfil adequado para esta modalidade de acolhimento’, informou a conselheira tutelar de Aragarças e umas das responsáveis pela Casalar, Rosirene Adorno.
Além da vice-prefeita de Aragarças, Regina Célia, o comandante do 47º Batalhão de Polícia Militar, Major Ghiovanny, o delegado de Polícia Civil de Aragarças, Dr. Fábio Marques e várias outras autoridades abrilhantaram o evento
.
Comentários (0)
Comentários do Facebook