Sec de meio ambiente e Associação recolhem pneus em Aragarças
Ação visa combate a dengue
Com a quantidade de chuvas que tem caído em nossa região, aumenta a preocupação da secretaria de Meio Ambiente de Aragarças, em recolher materiais que acumulam água e servem de depósito de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Em parceria com a secretaria de Obras de Infraestrutura, colocou desde o final do ano passado o cata-treco, que tem agendado recolhimento de materiais que não são recolhidos pelo caminhão coletor e compactador de lixo.
Na manhã desta quarta-feira, 18, a secretaria de Meio Ambiente realizou através da Associação Amigos dos animais o recolhimento de pneus sem utilidade dos estabelecimentos de serviços e repartições, dando a devida destinação ao ecoponto autorizado para esse fim. A coleta foi realizada nesta semana e acontecerá uma vez a cada 30 dias, portanto os estabelecimentos que necessitam de destinação desse tipo de material já estão cientes do planejamento e execução desse serviço por parte do poder público.
“Os pneus foram coletados em diversas borracharias da cidade. Após a coleta, o material foi armazenado na Central de Reciclagem, recolhido pela associação responsável pela logística reversa dos pneus, que colhe e encaminha o material para destinação ambientalmente correta”, informou a secretária de Meio Ambiente, Maria de Fátima Carvalho.
A ação é uma medida de responsabilidade ambiental e de saúde pública da Administração Municipal de Aragarças. Os pneus transformaram-se em um grande desafio na gestão de resíduos sólidos. Eles demoram anos para se decompor e hospedam vetores de doenças como mosquitos, ratos e baratas. Para a gestão, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e da saúde pública, a reciclagem de pneus possibilita um novo arranjo econômico no município, com a geração de trabalho e renda.
Em breve a secretaria estará divulgando o plano de recolhimento de resíduos “lixo eletrônico”, que receberá a destinação correta. O intuito segundo a secretária da pasta, Fatima Carvalho, é bem atender os moradores de Aragarças. “Estamos colaborando para a boa gestão dos resíduos sólidos urbanos e rurais e construindo política pública em conformidade as exigências ambientais atuais”, finalizou.
Comentários (0)
Comentários do Facebook