PT não custeia viagem de comitiva de MT e recebe Nota de Repudio

A 3 dias da posse de Lula, UJS-MT recebe notícia de que não terá viagem a Brasília custeada pelo partido

PT não custeia viagem de comitiva de MT e recebe Nota de Repudio

A União da Juventude Socialista de Mato Grosso (UJS-MT), entidade jovem ligada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), emitiu na tarde desta quinta-feira (29) uma nota de repúdio contra o Partido dos Trabalhadores (PT). O motivo é o cancelamento de um repasse financeiro para a locação dos ônibus da caravana mato-grossense que iria para Brasília, participar da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para domingo (1º).

Segundo a UJS-MT, o Grupo de Trabalho (GT) responsável pela organização do evento de posse havia se comprometido a financiar a ida de quatro ônibus de Mato Grosso para o evento. Porém, o GT decidiu cancelar o repasse financeiro para a comitiva mato-grossense, comunicando a UJS-MT às vésperas da posse de Lula.

Indignados com o descaso, a diretoria da UJS em Mato Grosso divulgou a nota de repúdio ao PT pelo episódio. “Desde o início das articulações, o PT nos prometeu e garantiu que as mobilizações teriam correspondência estrutural, ou seja, iriam arcar com parte dos ônibus. E é desse compromisso, que foi firmado a muito tempo e reiteradamente, que a caravana surgiu”, diz trecho da carta.

A diretoria nacional da UJS foi comunicada sobre o caso, que aconteceu não só com os membros da entidade em Mato Grosso, como em outros estados brasileiros, pedindo ainda desculpas a todos os membros e ativistas.

“Infelizmente, o compromisso não foi cumprido. (...) A notícia nos pegou de surpresa, a 3 dias da posse. Estamos frustrados, pois achamos que era importantíssimo que a posse fosse lotada de povo, dando mais representatividade ao governo que virá. (...) Continuaremos cobrando o Partido dos Trabalhadores – PT, junto a juventude”, afirmou a UJS Mato Grosso.

Antes do cancelamento da comitiva da União Jovem Socialista, pelo menos 16 ônibus sairiam de Mato Grosso rumo a Brasília para a posse de Lula, um total estimado em 700 participantes.

Além da posse, o grupo participaria ainda do Festival do Futuro, evento organizado pela futura primeira-dama Rosângela da Silva, a ‘Janja’, que contará com shows dos cantores Chico César, Fernanda Takai, Kleber Lucas, Martinho da Vila, Zelia Duncan, entre outros.

Lideranças do PT em Mato Grosso, como os deputados Lúdio Cabral e as vereadoras Edna Sampaio (Cuiabá) e Professora Graciele (Sinop), se solidarizaram com a UJS Mato Grosso, avaliando como um equívoco a decisão do Grupo de Posse.