Prefeitura de Barra do Garças garante cirurgia de pterígio a pacientes que esperavam por procedimento

Os procedimentos foram realizados neste final de semana, durante mutirão de atendimento

Prefeitura de Barra do Garças garante cirurgia de pterígio a pacientes que esperavam por procedimento
Prefeitura de Barra do Garças garante cirurgia de pterígio a pacientes que esperavam por procedimento

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez um mutirão de atendimento, no último sábado (29) e domingo (30), para os pacientes que esperavam pela cirurgia de pterígio. Durante o final de semana, foram atendidas cerca de 100 pessoas.

Segundo o coordenador de Gestão do SUS, Lucas Martins, a ação busca zerar a lista de espera, realizando a cirurgia em pacientes que já tinham recebido indicação para o procedimento. “São pacientes que estavam na fila de espera, que passaram por uma consulta no oftalmologista há um tempo atrás e deixaram o encaminhamento na Secretaria [Municipal] de Saúde. Nós juntamos toda essa demanda no decorrer desse ano e agora estamos atendendo todos”, afirmou Lucas.

O mutirão contou com a participação de estudantes da Faculdade Univar, que além de contribuir com a realização de triagem, ainda promoveram palestras sobre hipertensão arterial e diabetes aos pacientes.

O pterígio é a condição ocular conhecida também como carne crescida do olho. Trata-se de uma membrana que avança do canto do olho em direção ao centro, geralmente associada à exposição excessiva do paciente ao sol, poeira, fumaça e outras situações. Além de ser uma preocupação estética, o problema também pode alterar a qualidade da visão se crescer ao ponto de alcançar a córnea.

“Pode atrapalhar, causando irritação, vermelhidão, coceira, além de baixa visual quando ela atinge o eixo de visão”, destacou a doutora Ariane Alessio, oftalmologista responsável pelos atendimentos no mutirão.

Segundo a secretária de Saúde, Salete Lauermann, a gestão se esforça para reduzir as filas por cirurgias e outros procedimentos. 

“Na sexta passada, tivemos também a limpeza de lente aos pacientes que fizeram cirurgia de catarata. No atendimento particular, são procedimentos que pesariam demais no bolso da população e muitos, infelizmente, não conseguiriam pagar. Com a retomada das cirurgias eletivas, em 2021, estamos conseguindo realizar diversos procedimentos, dando uma solução definitiva aos casos de muitos pacientes”, afirma a secretária.

Para solicitações das cirurgias de pterígio, é necessário agendar uma consulta com o oftalmologista, e caso o profissional identifique a necessidade, o paciente deverá entregar o encaminhamento médico para a cirurgia na Secretaria de Saúde. Assim, ele entrará para  a lista de espera.