Mato Grosso pode ganhar mais um deputado federal após decisão do STF

Mato Grosso pode ganhar mais um deputado federal após decisão do STF

Mato Grosso pode ganhar mais um deputado federal após decisão do STF

A Bancada Federal de Mato Grosso pode ganhar mais um deputado a partir da próxima legislatura. É o que prevê uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando ao Congresso Nacional uma edição na lei complementar para que o número de deputados federais seja redistribuído, se adequando à proporção da população atual de cada estado.

Como Mato Grosso ganhou 623 mil moradores, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, pela Constituição Federal é permitida a criação de mais uma vaga na Câmara Federal. Outros estados como Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará e Santa Catarina também ganhariam novas cadeiras.

Conforme o Folha de São Paulo, a Câmara cogita aproveitar e transformá-la em pauta para votar o projeto o mais breve possível. Caso a medida saia do papel, o Brasil terá até 531 deputados. Atualmente, são 513.

A atualização no número de parlamentares precisa ser concluída até 30 de junho deste ano, segundo a determinação do STF. Caso o Congresso não faça isso até esse prazo, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) terá que determinar, até 1º de outubro de 2025, o número de deputados de cada estado e do Distrito Federal —tanto os federais como os estaduais e distritais— para a legislatura que se iniciará em 2027.

AUMENTO NO LEGISLATIVO

Justamente seguindo o aumento populacional, os vereadores de Cuiabá aprovaram no ano passado a lei que dispõe sobre a criação de duas vagas na Casa. Até a legislatura passada, Cuiabá tinha a disposição 25 vereadores, com a mudança passou para 27.

O mesmo aconteceu em Várzea Grande, que saiu de 23 para 25 vereadores.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) também ganhará mais três deputados, no entanto a Casa ainda não votou nenhum projeto de lei sobre o assunto.

Fred Moraes

Única News,