Em Barra do Garças, Secretaria de Saúde e Instituto Aliança confeccionam palmilhas para pacientes que têm ou já tiveram hanseníase

Os pacientes interessados devem procurar uma UBS para realizar o agendamento da avaliação e da entrega do próprio calçado no AAER

Em Barra do Garças, Secretaria de Saúde e Instituto Aliança confeccionam palmilhas para pacientes que têm ou já tiveram hanseníase

Secom-BG

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto Aliança, estão realizando a confecção de palmilhas para os pacientes que têm ou que já tiveram hanseníase. Este trabalho realizado pela saúde pública de Barra do Garças também atende outros municípios, como Araguaiana, General Carneiro, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu.

As palmilhas são realizadas gratuitamente pelos profissionais do Ambulatório de Atenção Especializada Regionalizada em Hanseníase Garças Araguaia (AAER), e objetivam contribuir com o processo de reabilitação do paciente, amenizando as sequelas causadas pela doença. 

“Um dos meios para prevenir as neuropatias periféricas causadas pela hanseníase é o uso de palmilhas. Por isso, elas devem ser feitas especialmente para os pés de cada paciente, levando em consideração o tamanho de cada pé, dores, tipo de calçado mais utilizado, o tipo de pé, tipo de pisada e outros fatores”, explicou a enfermeira dos Programas Especiais, Geysa Gabriela Carvalho.

Os pacientes interessados na confecção de palmilhas devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h, para realizar o agendamento da avaliação e da entrega do próprio calçado no Ambulatório, localizado no Centro de Referência Regional de Especialidades em Saúde (CRRES), antigo Cecap.

Vale ressaltar que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado garantem que o paciente seja curado de forma mais rápida. Para ter acesso ao tratamento gratuito de Hanseníase, o paciente deve procurar a UBS mais próxima e passar pela avaliação médica.