Coren-MT repudia declaração de ex-atriz global sobre enfermeiras
QUEREM ''CATAR MÉDICO"
O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) publicou nesta quarta-feira (26) uma nota de repúdio contra a atriz Daniela Escobar que concedeu uma entrevista em que acusa enfermeiras de trabalharem arrumadas para "catar médico".
Na nota de repúdio o Coren-MT critica a postura da artista, que desrespeita todas as profissionais da enfermagem brasileira. "Essa declaração machista demonstra a falta de respeito da senhora Daniela Escobar com profissionais que, independente da aparência, prestam assistência de qualidade em todo o nosso país e merecem ser valorizadas e não julgadas como menos competentes por cuidar da imagem pessoal".
Confira a nota na íntegra
O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) vem a público repudiar as declarações da atriz Daniela Escobar que ofendem e difamam as enfermeiras de todo o Brasil. Não iremos aceitar que esse tipo de fala machista seja reproduzida e que coloque em dúvida a competência profissional por causa da aparência.
Essa fala machista demonstra a falta de respeito da senhora Daniela Escobar com profissionais que, independente da aparência, prestam assistência de qualidade em todo o nosso país e merecem ser valorizadas e não julgadas como menos competentes por cuidar da imagem pessoal. Exigimos que a artista se retrate pela fala preconceituosa que prejudica não somente as mulheres da enfermagem, mas todas as mulheres brasileiras.
Nossa categoria é formada em sua maioria por mulheres, que têm o direito de se vestir e maquiar conforme vontade própria, desde que respeitadas as regras de proteção aos trabalhadores e pacientes. Estamos em um país livre onde o direito de se vestir e se apresentar da maneira como achar conveniente é resguardado pela Constituição Federal.
Infelizmente, mais uma vez nós, mulheres da enfermagem, somos difamadas e ainda por uma mulher, que deveria entender como a cultura machista presente em nosso país ainda acredita nessa visão deturpada que as enfermeiras estão a serviço dos médicos e que uma mulher só é validada se "possuir" um homem para cuidar dela.
Repudiamos todo e qualquer preconceito contra mulheres, especialmente contra uma categoria composta em mais de 80% por profissionais do sexo feminino. Esse tipo de atitude não será mais aceito não apenas pelo Coren-MT, mas por todas as trabalhadoras da enfermagem, que enfrentam condições de trabalho injustas, jornadas de trabalho exaustivas e ainda são ofendidas no exercício da sua profissão.
Comentários (0)
Comentários do Facebook