Vídeo mostra garoto de 12 anos pilotando avião enquanto pai bebe cerveja
Pai e filho morreram neste domingo em acidente aéreo entre as cidades de Vilhena (RO) e Comodoro, no oeste de MT; causa da queda de aeronave é investigada
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o pecuarista Garon Maia Filho instruindo o filho, Francisco Veronezi Maia, de 12 anos, a decolar um avião bimotor.
Pai e filho morreram no domingo (30) após o avião de pequeno porte em que eles estavam cair em uma área de mata entre as cidades de Vilhena (RO) e Comodoro (640 Km de Cuiabá). O acidente causou comoção nas redes.
Nas imagens, registradas dias antes do acidente, é possivel ver o pecuarista filmando o painel de instrumentos e orientando o filho menor de idade em um procedimento de decolagem com a aeronave bimotor.
Além disso, é possível ver que enquanto ensina o garoto, o fazendeiro consome uma garrafa de cerveja long neck, que aparece inicialmente no vídeo presa em meio as pernas dele.
“Tudo pronto, tudo certo?”, pergunta o pai ao filho. “Tudo certo, nada na frente”, responde Francisco.
Enquanto dá os comandos ao jovem, Garon cobre com o dedo a plaqueta de identificação (prefixo) do avião, situada no painel da aeronave.
“Aqui tem que tampar, senão tem uns ‘pau no c...’ que enche o saco”, disse.
“600 cavalos, pode empurrar”, instrui Garon, que vibra enquanto ensina o menino.
Em determinado momento, o garoto tira a mão do manche da aeronave e o pai diz: “Mão na manete. Olha a velocidade”.
“Meu piloto, boa”, comemora Garon quando o filho levanta voo com a aeronave
Enquanto o filho pilota, o fazendeiro dá um gole na garrafa de cerveja em auqnro se fiilma. “O passageiro pode tomar uma, né?", pergunta ele ao filho de 12 anos.
Reprodução
Garon e o filho. Francisco Maia, 12 anos, vítimas do acidente.
O ACIDENTE
Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião Beechcraft Baron 58 saiu do aeroporto da cidade de Vilhena por volta das 17h50 de sábado (29) e desapareceu do radar minutos depois da decolagem.
A corporação, todavia só foi notificada do desaparecimento por volta das 22h e iniciou as buscas na manhã deste domingo (30), localizando a aeronave caída em meio à uma floresta.
Garon Maia Filho era pecuarista e também atuava como piloto de aeronaves de pequeno porte, sendo bastante conhecido na região de Vilhena por sua experiência em pilotagem. Ele pertencia a uma família reconhecida pela atuação na pecuária nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Até o momento, não se sabe se a aeronave que aparece nas imagens registradas pela vítima é a mesma que caiu neste domingo.
PERÍCIA
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que investigadores do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) foram acionados para levantar as informações iniciais da ocorrência.
As causas do acidente são investigadas.
Comentários (0)
Comentários do Facebook