UFMT conquista novo Câmpus, investimentos para infraestrutura e analisa implantação de Colégio de Aplicação ao Ensino Infantil

UFMT conquista novo Câmpus, investimentos para infraestrutura e analisa implantação de Colégio de Aplicação ao Ensino Infantil
UFMT conquista novo Câmpus, investimentos para infraestrutura e analisa implantação de Colégio de Aplicação ao Ensino Infantil

A articulação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) junto ao governo federal e parlamentares da bancada mato-grossense trouxe importantes conquistas para a Educação do estado nesta semana. A maior delas é a autorização para instalação do novo Câmpus da UFMT, em Lucas do Rio Verde, mas há também avanços para a implementação de uma Escola de Aplicação para Educação Infantil ligada à Universidade e a liberação de verbas para investimentos na infraestrutura.

A criação do campus foi viabilizada após o envio do projeto ao Ministério da Educação (MEC), onde recebeu a aprovação do diretor da Secretaria de Educação Superior (SESU), Alexandre Brasil. Ele garantiu que, após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), serão destinados os recursos necessários para a contratação de docentes e técnicos administrativos para atender à futura demanda educacional da região. Além disso, a prefeitura de Lucas do Rio Verde se comprometeu a garantir a infraestrutura necessária para o funcionamento da unidade, com o apoio de emendas parlamentares que serão destinadas à construção de uma sede própria para o campus.

“A criação do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde é vista como um grande passo para o desenvolvimento educacional da região, proporcionando aos jovens da localidade a oportunidade de estudar em uma universidade de qualidade sem a necessidade de se deslocar para outras cidades. A expectativa é que a nova unidade da UFMT contribua significativamente para o fortalecimento da educação superior em Mato Grosso e para o crescimento do município”, afirmou a reitora da Instituição.

 

Escola de Aplicação e Transporte na UFMT

Ainda em agenda em Brasília, a reitora da UFMT reuniu-se com técnicos do Ministério da Educação (MEC) para alinhar estratégias para o desenvolvimento de um projeto de Escola de Aplicação de Educação Infantil, além de melhorias para a logística de transporte na universidade. Ambas as iniciativas estariam ligadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

No encontro com o técnico da Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Educação Superior do MEC, Augusto Dias, a professora Marluce Souza e Silva relatou as dificuldades enfrentadas pela instituição, neste momento, no que se refere ao transporte de estudantes e docentes para aulas de campo e atividades de extensão. A reitora destacou a necessidade de garantir um transporte digno e seguro, essencial para o desenvolvimento das atividades acadêmicas fora do campus. Augusto Dias compartilhou com a reitora experiências de outras universidades, como a Universidade de Brasília (UnB), em que o transporte é feito a partir de contratos que priorizam a segurança e a eficiência na aplicação de recursos.

Após o encontro, a reitora, acompanhada da pró-reitora de Graduação, Luciane Gomes, e de Augusto Dias, também visitou a Escola de Aplicação da UnB, uma instituição educacional vinculada à universidade. A visita foi uma oportunidade para conhecer de perto a estrutura da escola, que inclui uma creche e outros projetos voltados para a educação infantil. A equipe da UFMT foi recebida pela diretora do colégio e tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto a estrutura, absorvendo informações valiosas que serão utilizadas para o desenvolvimento de projetos semelhantes na UFMT.

 

Mais recursos para melhorias de infraestrutura

Após reunião com o Ministro de Educação, Camilo Santana, e o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a reitora da UFMT também anunciou a destinação de recursos extraordinários do governo federal e de emendas parlamentares para a UFMT.

"Apresentamos ao ministro Camilo Santana as condições alarmantes que a UFMT tem enfrentado, com evidências sobre a gravidade de situações com necessidade urgente de intervenção. Agora, estamos confiantes de que, com o este apoio, conseguiremos resolver essa questão de maneira eficiente", destacou a reitora Marluce.

De imediato, o ministro Camilo Santana comprometeu-se a destinar recursos extraordinários para a UFMT. Além disso, o Ministro Carlos Favaro, presente no encontro, garantiu uma emenda de R$ 5 milhões, que ajudará a universidade a enfrentar as dificuldades emergenciais causadas pelas chuvas.

"É com grande satisfação que podemos anunciar que, com o apoio dos ministros, nossa universidade contará com os recursos necessários para corrigir os danos causados à infraestrutura e retomar suas atividades de forma plena e segura. A visita ao MEC (Ministério da Educação) e ao MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) trouxe para a UFMT a certeza de que faremos uma gestão responsável e de grandes resultados. Estamos gratos aos ministros Camilo Santana e Carlos Fávaro, assim como a todos os que viabilizaram este encontro e a destinação dos recursos”, concluiu.