Relembrando a homenagem feita a seu Léo da Pastelaria do Mercado
* video produzido pela Prefeitura de Barra do Garças
Por Ronaldo Couto
Uma notícia muito triste nesta tarde de sexta-feira (17/11) o falecimento do empresário Liovardo Antônio de Oliveira, conhecido como Léo da Pastelaria, de 76 anos, e que ficou famoso em Barra do Garças-MT pela confecção de deliciosas saltenhas.
Natural de Piracanjuba-GO, Léo chegou ainda jovem na cidade e abriu a sua primeira lanchonete na rua Mato Grosso na esquina com a Xv de Novembro onde hoje é a loja Atrevidinha e depois adquiriu um boxe do Mercado Popular para onde transferiu a sua lanchonete que abriu juntamente com a esposa Regina Célia Mendes. Hoje a lanchonete é administrada pela esposa Regina e a filha Lara Cristina de Oliveira.
Léo estava internado na UTI do MedBarra e faleceu em decorrência de uma doença degenerativa que atingiu órgãos vitais. O empresário Miranda, que é vizinho da Pastelaria, em nome da família, entrou em contato com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores pedindo que o velório do empresário seja na Câmara. Por telefone, o presidente do legislativo, vereador Zé Gota, confirmou que o pedido foi aceito e o corpo do pioneiro será velado a partir das 21 horas de sexta-feira até às 16 horas de sábado. Será então mais uma homenagem ao comerciante conhecido como Rei das Saltenhas.
Recentemente a Pastelaria do Léo esteve entre os estabelecimentos que receberam Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso pelos trabalhos desenvolvidos na área gastronômica no estado. A solenidade foi realizada em maio de 2022. Fundada há 39 anos, a lanchonete ganhou destaque pela famosa saltenha, um tipo de pastel assado originário da Bolívia.
O diferencial da saltenha está no recheio, um segredo de família. A filha de Léo, Lara na época da homenagem em Cuiabá, explicou que nem os funcionários da pastelaria conhecem a receita, ‘o recheio já chega pronto na saltenharia. Só quem é da família participa da produção’, destacou.
Léo deixa a esposa Regina, a filha Lara e cinco netos.
Comentários (0)
Comentários do Facebook