Reconstruir: Minha Casa, Meu Lar, Meu Porto Seguro

Projeto municipal visa adequar casas para bem-estar de pessoas idosas e com dificuldade de mobilidade

Reconstruir: Minha Casa, Meu Lar, Meu Porto Seguro
Reconstruir: Minha Casa, Meu Lar, Meu Porto Seguro

O sorriso da senhora Ozanir denuncia o que está por vir. Sempre alegre, a mulher está na manhã desta sexta-feira (17/03), ainda mais radiante. Não segura as lágrimas ao receber tantas pessoas em sua casa recém reformada e adaptada às suas necessidades cotidianas.

As visitas são de pessoas que estão ligadas ao projeto municipal, Reconstruir: minha casa, meu lar, meu porto seguro. O principal objetivo são a reforma e a adequação de acessibilidade dos lares de pessoas idosas ou com dificuldade de mobilidade, como é o caso da senhora Ozanir Trindade Fagundes que, há 13 anos sofreu dois AVC’s e passou a depender da cadeira de rodas para locomoção.

Idealizado pelo governo da cidade de Pontal do Araguaia, através das Secretarias de Assistência Social, Administração e Finanças, Governo e demais. Com parcerias como do deputado estadual Max Russi (PSB), que por sua vez articulou junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o valor de 234 mil reais para custear, inicialmente, a reforma de 10 casas na cidade, além da parceria com a Justiça Estadual e com o sistema carcerário de Barra do Garças que participa com a mão de obra de seus reeducandos.

A princípio, duas casas deram o início ao projeto, além da senhora Ozanir, Daymon José Gomes dos Reis, 35 anos, também teve sua casa adaptada. De acordo com o jovem, a reforma foi bastante aguardada por ele e sua mãe, uma vez que ambos moram sozinhos e as adequações auxiliarão no bem-estar e mobilidade.

Na oportunidade da entrega, o diretor da Cadeia Pública de Barra do Garças, Maicon da Costa Oliveira, garantiu a inserção de mais cinco reeducandos no auxílio das obras. Assim, até o dia 19 de abril, a meta é entregar mais quatro casas.

Para a próxima entrega, a visita da primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes possibilitará a apresentação do projeto à Secretaria Estadual de Assistência Social e, possível ampliação do mesmo, em âmbito estadual.