Prefeitura de Barra do Garças e curso de Odonto do Univar promovem ação para detecção e prevenção do câncer bucal, no dia 9 de novembro
A ação será realizada no antigo Cecap, das 8h às 11h
Secom-BG
Neste sábado (9/11), a Prefeitura de Barra do Garças, em parceria com o Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar), ofertará consultas bucais gratuitas à população para a identificação de lesões na boca que possam indicar suspeita de câncer bucal. As consultas serão realizadas no antigo Cecap, das 8h às 11h.
A ação será promovida pelo setor de Educação em Saúde e Comunicação, da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Curso de Odontologia do Univar, através do projeto “Saúde e Educação”, e as consultas serão ofertadas para todos os públicos, de todas as idades. Os pacientes que forem diagnosticados com algum tipo de lesão considerável terão os exames encaminhados para a biópsia e, caso necessário, para tratamento.
O câncer de boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) pode afetar os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, palato (céu da boca), língua (principalmente as bordas/laterais) e o assoalho da boca (região embaixo da língua).
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca atinge mais homens do que mulheres e é o quinto mais frequente entre o público masculino no Brasil, com grande prevalência em homens acima dos 40 anos.
Causas e sintomas
O tabagismo e o consumo excessivo de álcool são as principais causas do câncer de boca. O fumante tem cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de boca e, se associado ao consumo de álcool, o risco sobe para dez vezes.
Entre os outros fatores de risco estão:
- Má higiene bucal;
- Exposição excessiva e sem proteção dos lábios aos raios ultravioletas;
- Alimentação inadequada, sem quantidades adequadas de vitaminas e minerais;
- Infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV).
Os principais sintomas de câncer de boca podem incluir:
- Aparecimento de nódulos na região do pescoço;
- Feridas nos lábios e/ou na boca que não cicatrizam em até 15 dias;
- Sangramentos sem causa conhecida em qualquer região da boca;
- Manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na boca;
- Dor de garganta que não melhora;
- Alterações na voz ou rouquidão;
- Dificuldade para mastigar ou engolir.
Em caso de quaisquer um dos sintomas mencionados, procure os serviços de saúde imediatamente.
Tratamento e prevenção
O câncer de bucal tem cura, principalmente se diagnosticado e tratado nas fases iniciais, portanto, o paciente deve manter consultas rotineiras com odontologistas e médicos.
A prevenção inclui hábitos saudáveis, como evitar fumar e consumir álcool; não expor os lábios excessivamente aos raios ultravioleta e utilizar proteção adequada ao sol; adotar uma higiene bucal adequada; ter uma alimentação mais saudável, que inclua frutas, legumes e verduras; usar preservativo.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para quem deseja parar de fumar. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência e inicie o tratamento contra o tabagismo, reduzindo consideravelmente os riscos de câncer bucal.
Comentários (0)
Comentários do Facebook