Mutirum, em parceria com a Secel-MT, Assembleia Legislativa e prefeitura de Barra do Garças apresentam
1º Festival Primavera Cultural de Barra do Garças
Começa hoje sabado as 19 h o 1º Festival Primavera Cultural de Barra do Garças prosseguindo ate o dia 17 de dezembro, com apresentações artísticas, oficinas, workshops e mentorias no campo da gestão cultural. O evento é organizado pelo Mutirum Instituto da Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seccel-MT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso e prefeitura de Barra do Garças, por meio das secretarias de Cultura e de Educação
De 19 às 22hs vão ocorrer as apresentações multiculturais de teatro, dança, capoeira, cultura indígena, cultura afrodescendente, música, artes visuais, canto coral, dentre outras. Soma-se a elas outras atividades, como de formação e de qualificação.
O objetivo central do Festival é qualificar o mercado cultural regional e fortalecer as manifestações artísticas e os direitos culturais. “O Festival é um projeto de arte e cultura para incentivar a comunidade ativa, estimular a participação comunitária, escolas, pais, alunos e artistas. É um projeto de democracia cultural que o Mutirum desenvolve com a prefeitura de Barra do Garças, Secel-MT e Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio do deputado Beto Dois a Um”, afirmou o jornalista João Negrão, presidente do Mutirum Instituto da Cultura.
Desenvolvimento da cultura
Os objetivos específicos do 1º Festival Primavera Cultural de Barra do Garças são: desenvolver a cultura como direito dos cidadãos com plena liberdade de expressão e criação; universalizar o acesso aos bens e serviços culturais; ajudar a construir a cidadania cultural; reconhecer, proteger, valorizar e promover a diversidade das expressões culturais de Mato Grosso; combater a discriminação e o preconceito de qualquer espécie e natureza; promover a equidade social e territorial do desenvolvimento cultural; qualificar e garantir a transparência da gestão cultural; democratizar os processos decisórios, com participação e o controle social; estruturar e regulamentar a economia da cultura no âmbito de Mato Grosso; consolidar a cultura como importante vetor do desenvolvimento sustentável; intensificar as trocas, os intercâmbios e os diálogos interculturais; e ajudar a promover a cultura da paz.
Comentários (0)
Comentários do Facebook