Instituto Espinhaço participa da Feira do Cerrado em Aragarças no dia Nacional do Cerrado

Considerado o berço das águas brasileiras, o cerrado teve sua celebração instituída em 11 de setembro 2003, com o Dia Nacional, para lembrar a importância do bioma, que abrange mais de 20% do território nacional e abriga em seu subsolo grandes reservas de água doce. O Instituto Espinhaço, que é uma associação civil, sem fins lucrativos, que está presente na região do Vale do Araguaia, através do programa Juntos pelo Araguaia. Seus representantes marcaram presença, na primeira Feira do Cerrado de Aragarças-GO (distante 375 km de Goiânia), com palestras. 

Com a presença de diversos artesãos, instituições e ativistas ligados à causa da preservação ambiental, o evento movimentou o espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Travessia). A gestão municipal, através das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Educação realizou o evento que contou com a participação de centenas de alunos das redes pública municipal e estadual. 

Segundo o supervisor de Implantação Florestal, Dr. Marcio Silva Melo, “no trabalho de recuperação das nascentes e encostas dos rios, o nosso maior aliado é a educação ambiental, que calçada com a conscientização da população e de proprietários de áreas degradadas, faz com que o nosso meio ambiente seja preservado”, enfatizou. Além do palestrante Dr. Marcio Silva Melo, também representaram o Instituto Espinhaço os analistas socioambientais: Guilherme Henrich e Luciana Marcondes de Almeida que interagiram com a garotada presente, através de abordagem lúdica da informação. 

“Ficamos felizes em ver alunos de diversas escolas da nossa cidade interessados em conhecer mais sobre o cerrado e preservá-lo. Aqui tivemos palestras de parceiros como o Instituto Espinhaço que executa o programa Juntos pelo Araguaia, distribuição de mudas e principalmente, incentivo aos artesãos e educação ambiental, uma bandeira da nossa gestão, que através de projetos como o Educar para preservar, tem alcançado resultados incríveis”, afirmou o gestor Ricardo Galvão. 

Instituto Espinhaço
O Instituto Espinhaço – Biodiversidade, Cultura e Desenvolvimento Socioambiental – é uma associação civil, sem fins lucrativos, com atuação nos eixos de biodiversidade, cultura e desenvolvimento socioambiental, articulando práticas inovadoras no âmbito local, com abrangência internacional.