Vereador é denunciado por maltratar cachorro no norte de MT; VÍDEO

Cézar Alves Ferreira (PSD), foi filmado amarrando uma bombinha na pata de um cachorro em Terra Nova do Norte, interior do estado

O vereador Cézar Alves Ferreira (União Brasil), da cidade de Nova Guarita (676 Km de Cuiabá) foi amplamente criticado nas redes sociais após ser filmado amarrando uma bombinha na pata de um cachorro, o que configura crime de maus tratos a animais. O vídeo foi publicado nesta quarta (1º).

No vídeo, é possivel ver Cézar amarrando o artefato em uma das patas traseiras do animal. Em seguida, o vereador pega um isqueiro e acende a bombinha. O animal se assusta com o fogo produzido pelo explosivo e o barulho da explosão, sai correndo e, por muito pouco, não foi atropelado por um veículo que passava pelo local. Já o vereador assiste tudo com naturalidade e se “diverte” com a situação.

A filmagem, feita no final do ano na frente de um comércio da cidade de Terra Nova do Norte (629 Km de Cuiabá), foi criticada por internautas, que ficaram indignados com a situação vivida pelo animal.

“(...) Deveria perder o mandato, ir pra cadeia e pagar multa”, disse um internauta.

O vereador e a Câmara de Nova Guarita ainda não se manifestaram sobre o episódio, porém a denúncia foi protocolada na Ouvidoria do Parlamento.

PENA POR MAUS TRATOS

A pena por esse tipo de crime vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal até a prisão, em casos extremos. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.