Sesp fecha antigo presídio do Carumbé e transfere presos para Várzea Grande

Detentos da unidade foram transferidos na madrugada desta quinta (5) para a Penitenciária Ahmenon Lemon Dantas

Sesp fecha antigo presídio do Carumbé e transfere presos para Várzea Grande

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), decidiu fechar o Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), antigo “presídio do Carumbé”. Todos os detentos da unidade prisional foram transferidos na madrugada desta quinta-feira (5), para o Complexo Penitenciário Ahmenon Lemon Dantas, na zona rural de Várzea Grande.

No total, 469 presos foram transferidos da unidade, sendo 339 condenados e 130 provisórios.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública, o fechamento da unidade foi feito por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) 01/2020, assinado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Ministério Público de Contas do Estado, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e governo do Estado.

O TAC previa a desativação do CRC e autoriza o Estado a fazer as transferências conforme a construção, ampliação e abertura de novas vagas nas unidades prisionais.

Em nota, a Sesp informou ainda que todos os policiais penais do Carumbé serão remanejados para a unidade de Várzea Grande e a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto, em Cuiabá.

A diretoria do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT) emitiu nota à imprensa, alegando surpresa com o fechamento do CRC, lamentando a decisão e a transferência dos policias penais que trabalhavam na unidade, destacando que muitos deles enfrentarão problemas para se deslocar até um dos novos locais de trabalho, a mais de 50 km de distância do Carumbé.