Selo UNICEF garante trabalho com adolescentes através da conectividade pela rede
Ao formar cidadãos conscientes, NUCA é a participação na administração pública adaptada a linguagem jovem
O munícipio de Pontal do Araguaia se conveniou ao Selo Unicef, como forma de acompanhar, estimular e monitorar o crescimento de diversas áreas que compreende a sociedade. Dentre os nichos assistidos, a juventude é uma delas. Através dos espaços de participação dos adolescentes construídos nos municípios participantes do Selo UNICEF está o NUCA, Núcleo de Cidadania de Adolescentes. Trata-se de grupos compostos por, no mínimo, 16 adolescentes que se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal.
Uma forma inteligente de corroborar com a participação de jovens na comunidade, visando a formação de cidadãos conscientes e interativos socialmente.
Na última terça-feira (06), as alunas da Escola Municipal São Jorge, Antonieli Silva Garcia e Emylle Beatriz Soares Santana, que estão ativamente atuando no NUCA receberam dois aparelhos smartphones para darem continuidade às ações do núcleo, tais como reuniões on-line, lives, trocas de conteúdo e mais.
Sob supervisão da assessora pedagógica Laís Gomes, os adolescentes estão compromissados de auxiliar o poder público na melhoria do município.
“Uma forma de ir além do ensino didático, as escolas capacitam mais que para o currículo profissional com o NUCA. O objetivo é formar cidadãos conscientes e conhecedores da dinâmica governamental da sociedade”, revela Laís.
Uma rede de apoio e conhecimento é estabelecido através da conectividade. Uma vez que, os demais municípios participantes podem trocar informações e experiências, uma rica forma de aprendizado.
Comentários (0)
Comentários do Facebook