Pecuária: Prefeitura de Barra do Garças ajuda pequenos produtores na vacinação de bovinos contra brucelose

Os proprietários adquirem o imunizante e a aplicação é feita por veterinários da Prefeitura

Pecuária: Prefeitura de Barra do Garças ajuda pequenos produtores na  vacinação de bovinos contra brucelose
Pecuária: Prefeitura de Barra do Garças ajuda pequenos produtores na  vacinação de bovinos contra brucelose

Secom-BG

A Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, está realizando a vacinação de bovinos contra a brucelose para auxiliar pequenos produtores rurais do município de Barra do Garças. Os proprietários adquirem o imunizante e a aplicação é feita por veterinários da Prefeitura.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural, a disponibilização da mão de obra para vacinação é voltada exclusivamente aos produtores que atendem aos critérios da Agricultura Familiar, com o objetivo de ajudar os pequenos produtores rurais do município, reduzindo os custos da vacinação. Para vacinar os bovinos, é necessário procurar a Secretaria responsável e solicitar o serviço, que é realizado a partir de um cronograma de visitas. 

O secretário de Desenvolvimento Rural, José Bispo, destacou que a Secretaria conta com médicos veterinários e técnicos agropecuários à disposição, profissionais aptos para a vacinação. “O único custo que o produtor vai ter é com a compra da vacina, que só pode ser feita através de receita fornecida, ficando livre dos custos veterinários”, comentou.

A brucelose bovina é uma zoonose, com grande ocorrência em rebanhos brasileiros. A doença é capaz de gerar fortes impactos na produção de leite, pois causa sérios problemas reprodutivos nos animais, sendo responsável por cerca de 30% de perdas na produção de leite. 

O médico veterinário responsável pela vacinação, Douglas Vilar, explicou que a vacinação contra brucelose bovina é obrigatória apenas para fêmeas de três a oito meses de idade. “Feita uma vez a vacinação dos animais corretamente, o produtor rural recebe o atestado de sanidade dos animais, que deve ser apresentado ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT), que é o órgão fiscalizador do estado”, complementou.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural está localizada na Travessa Voluntários da Pátria, número 29, Centro de Barra do Garças. ????

Horário de funcionamento: das 8h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira ⏰
Telefone para contato: (66) 3401-1351 ????