Inmet divulga alerta de tempestades e granizo para 70 municípios de Mato Grosso

Inmet divulga alerta de tempestades e granizo para 70 municípios de Mato Grosso

O mês de outubro vem sendo uma montanha-russa climática na vida do mato-grossense. Na capital do Estado, os cuiabanos seguem tendo que suportar temperaturas acima de 30 graus, chuvas passageiras e céu nublado, às vezes, tudo em um único dia. Com isso, o risco de ser pego desprevenido é certo.

Aliado ao alerta, o instituto e o site especializado em meteorologia ClimaTempo prevêe muitas chuvas na capital nos próximos dias, começando nessa terça-feira (18), quando pancadas de chuva e trovoadas isoladas poderão ser registradas no final do dia.

Pelo menos 10mm de chuva darão um empurrão na umidade relativa do ar, que pode atingir até 70%. A mínima chega a 26 graus e a máxima 37 graus. Na quarta-feira (19), as temperaturas não devem alterar muito, a mínima será de 24 graus, a máxima não ultrapassa 36 graus e a umidade pode chegar a 80%. Muitas nuvens serão registradas pela manhã e pancadas de chuva isoladas aparecem a qualquer hora do dia.

Na quinta-feira (20), a umidade permanece em 80%, os termômetros variam entre 24 e 37 graus. As previsões apontam que o sol aparece pela manhã, mas com aumento de nuvens, as pancadas de chuva isoladas acompanhadas de trovoadas aparecerão à tarde e à noite, chegando a 12 mm de precipitação.

Já na sexta-feira (21), sol com muitas nuvens aparece durante o dia, períodos nublados com chuva e trovoadas a qualquer hora podem ser registrados. A umidade pode variar entre 55% e 90%, mínima será de 23 graus, a máxima chega a 29. No sábado (22), períodos nublados serão presentes durante o dia e noite, acompanhados de chuvas isoladas a qualquer hora do dia. Os termômetros variam entre 22 e 30 graus, com umidade relatica do ar em torno de 90%. 

O The Weather, site também especilizado em meteorologia, ainda aponta ventos de 10 a 15 km durante toda a semana, além de tempestades e neblina a partir de quinta-feira (20).