Em 2022, 78 escolas da rede estadual em MT registraram casos de violência
Violência nas escolas de Mato Grosso
Em média 8 em cada 10 escolas da rede estadual de ensino em Mato Grosso registraram casos de violência. Chama a atenção o aumento dos conflitos no ambiente escolar pós-retorno presencial das aulas. As atividades foram suspensas pela pandemia. Antes da paralisação das aulas, em 2019, 69% das mais de 740 unidades da rede estadual relatavam violência, pós retorno, o número saltou para 78%. Os dados foram divulgados durante lançamento dos cursos de Mediação de Conflitos Escolares e Facilitadores de Círculos de Construção de Paz, nesta segunda-feira (6).
Como forma de mitigar os conflitos, os cursos estão sendo oferecidos. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre Ministério Público de Mato Grosso, Poder Judiciário e Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica.
Os novos cursos de solução de conflitos escolares qualificarão professores, coordenadores e diretores de escolas públicas estaduais a usar técnicas de mediação e círculos de construção de paz para solucionar conflitos como indisciplina, violência e intolerância nas unidades de ensino. A ideia é que, após a capacitação, esses profissionais se tornem multiplicadores das técnicas em outras unidades de ensino do Estado.
“A violência escolar vem nos deixando preocupados neste momento pós-retorno presencial. Os casos têm aumentado significativamente. 586 escolas apresentaram algum caso de violência, ao todo 78% das unidades”, revela o secretário de Estado de Educação, Alan Resende Porto.
Comentários (0)
Comentários do Facebook