Caso da Ten Ledur, acusada de tortura

"Era para eu estar morto e não o Rodrigo Claro", diz aluno contra tenente Ledur denunciada por tortura

Caso da Ten Ledur, acusada de  tortura

"Eu fui torturado, era para eu estar morto. Não era para o Rodrigo (Claro) ter morrido. Era para mim (sic) ter morrido no mês de março daquele ano". Esta é a frase do aluno Maurício Júnior dos Santos durante a audiência de instrução contra a tenente do Corpo de Bombeiros, Izadora Ledur de Souza Dechamps, que aconteceu na segunda-feira (18). Ledur foi denunciada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) pelo crime de tortura contra o aluno e pode ir a novo julgamento.

Reprodução

mauricio

 

Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2016, durante o treinamento de salvamento aquático em ambiente natural do 15º Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros, realizado na Lagoa Trevisan, em Cuiabá, Ledur submeteu o aluno Maurício a intenso sofrimento físico e mental, como forma de lhe aplicar castigo pessoal.

Apesar de apresentar bom condicionamento físico, bem como ter sido aprovado em todas as fases do concurso público para compor o quadro de servidores do Corpo de Bombeiros, incluindo a etapa TAF (teste de aptidão física), Maurício demonstrou dificuldades na execução das atividades aquáticas, o que era visível a todos os alunos e instrutores.

"Passei por aquele vexame todo, para que me dizer aquilo que ela me dizia. Eu só não morri ali porque no dia a Ledur era a instrutora da disciplina e não a comandante do pelotão. No dia que ela me afogou até onde eu fiquei sabendo foi que o comandante do meu pelotão  falou para ela parar de me afogar. Foi isso que me passaram. Eu fui torturado, era para eu estar morto. Não era para o Rodrigo (Claro) ter morrido. Era para mim ter morrido no mês de março daquele ano." 

Durante o treinamento, Maurício precisou percorrer 40 metros na lagoa e, em certo momento, ele começou a sentir câimbras. O rapaz chegou a receber uma boia ecológica de um tenente. Porém, Ledur teria determinado que os demais alunos seguissem com a travessia da lagoa e abandonassem o aluno.